sexta-feira, 26 de novembro de 2010

RONDAS OSTENSIVAS COM APOIO DE MOTOCICLETAS (ROCAM


A RONDAS OSTENSIVAS COM APOIO DE MOTOCICLETAS (ROCAM), foi criada na estrutura da polícia Militar do Rio Grande do Norte, no dia 7 de julho de 2002, pelo então comandante geral da PM, Coronel PM SEVERINO GOMES DOS REIS NETO. Foi transformada em Companhia de Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas, através do Decreto nº 19.255, de 25 de julho de 2006, sancionado pela então governadora, Vilma de Faria, publicado no Boletim Geral n°139, de 27 de julho de 2006. Em 7 de abril de 2010 a mesma foi transformada em COMPANHIA INDEPENDENTE DE RONDAS OSTENSIVAS COM APOIO DE MOTOCICLETAS

DECRETO QUE CRIOU A ROCAM DA PMRN

DECRETO Nº 19.255, DE 25 DE JULHO DE 2006.
DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DA COMPANHIA DE RONDAS OSTENSIVAS COM APOIO DE MOTOCICLETAS (ROCAM) NA ESTRUTURA BÁSICA DA POLÍCIA MILITAR, E DA OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso das atribuições que lhe confere o art. 64, V, da Constituição Estadual e o art. 46 da Lei Complementar nº. 090, de 04 de janeiro de 1991, modificado pelo art. 6º, da Lei Complementar nº. 218, de 18 de dezembro de 2001 e tendo em vista o que consta no processo nº 002/06 - GCG,
D E C R E T A:
Art. 1° Fica criada na estrutura organizacional básica da Polícia Militar do Estado a Companhia de Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM), órgão de execução e unidade operacional, subordinada ao Comando de Policiamento da Capital – CPC.
Parágrafo único. Em conseqüência do disposto no “caput’ deste artigo, ficam aprovados o organograma e o quadro de organização constantes dos anexos integrantes deste decreto.
Art. 2° A Companhia de Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM), tem sede em Natal e sua área de emprego compreende a área de jurisdição territorial do Comando de Policiamento da Capital – CPC, competindo-lhe:
I – Desenvolver atividades de preservação da ordem pública, com patrulhamento tático móvel com emprego de motocicletas;
II – Realizar policiamento ostensivo geral, com o emprego de motocicletas, em locais onde se presuma ser possível à perturbação da ordem pública;
III – Atuar de maneira repressiva em caso de perturbação da ordem pública, onde haja ocorrências de natureza especial, tais como:
a – apoio externo em rebeliões nos estabelecimentos prisionais;
b – apoio nas ocorrências de roubo a bancos ou a estabelecimentos comerciais;
c – apoio em escolta de presos de alta periculosidade;
IV – Cooperar com os responsáveis no Estado em buscas e salvamentos, prestando socorros em casos de afogamentos, inundações, desabamentos, acidentes em geral, catástrofes e calamidades públicas.
V - Realizar outros encargos previstos no art. 2° da Lei Complementar n° 90 de 4 de janeiro de 1991.
Art. 3° Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrario.
Palácio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal, 25 de julho de 2006, 185º da Independência e 118 da República.
WILMA MARIA DE FARIA
Francisco Glauberto Bezerra
Publicado no º BG n.º 139 de 27 de Julho de 2006

mais

mais

terça-feira, 23 de novembro de 2010

ROCAM DO 2º BPM TÊM NOVO COMANDANTE 15/09/2010


Tenente Eromar, novo comandante da ROCAM em Mossoró
Efetivo policial da ROCAM em Mossoró
Capitão Swami, subcomandante da ROCAM em Natal
Equipe de instrutores: Cabo PM Maurent, Soldado Adelflávio e Soldado Cremilton
Nova viatura da ROCAM
Nova viatura da ROCAM (foto TOXINA via celular)
Policiais aprendendo novas técnicas de abordagem de acordo com a doutrina da ROCAM
Instrução
Logo da ROCAM (foto TOXINA via celular)
IMAGENS (cedidas pela ROCAM)

O Tenente Eromar é o novo comandante da ROCAM (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicleta) na cidade de Mossoró, por determinação do Coronel Eliezer, comandante do 2º BPM.

O Tenente Eromar informa que irá desenvolver um trabalho junto a ROCAM parecido com o que foi realizado em Caraúbas, no entanto, adaptado as características do novo grupamento, que realiza patrulhamento em motocicletas, “iremos aplicar o cartão-programa, onde o policial saberá exatamente o que fazer durante o dia, otimizando o patrulhamento. Com a adoção do cartão-programa em Caraúbas reduzimos os arrombamentos as residências e comércios em mais de 50%. Vamos reformar a prédio da ROCAM, oferecendo melhores condições de trabalho ao policial. Realizaremos operações constantes e implantaremos a doutrina da ROCAM, e para isso está sendo realizado essa semana na sede do 2º BPM um estágio com todo o efetivo da ROCAM de Mossoró, que visa padronizar os procedimentos de abordagens realizados pelos policiais da ROCAM em todo o Estado".

Ministrado pelo Capitão Swami, subcomandante da ROCAM em Natal, o estágio terá duração de uma semana. O Tenente Eromar informa ainda que a ROCAM recebeu recentemente 20 novas motocicletas e uma viatura tipo Blazer caracterizada, e que o investimento não vai parar por ai, “em breve receberemos mais equipamentos de uso individual, motivando cada vez os ROCANIANOS, que é a forma como são chamados os policiais da ROCAM. Quero policiais preparados e motivados para combater o crime, trabalhando em prol da sociedade. Tenho total apoio e confiança do Comandante do Batalhão para implantar melhorias e apresentar novas idéias que venham a somar na melhoria do policiamento em Mossoró.”

AUTOR: ROCAM do 2º BPM
FONTE: BLOG TOXINA, DO SARGENTO GAMA